Era um dos mais famosos artistas africanos, nomeado «artista pela Paz», em 1997. Malangatana era «um escudo na defesa dos interesses dos escultores»
Era um dos mais famosos artistas africanos, nomeado «artista pela Paz», em 1997. Malangatana era «um escudo na defesa dos interesses dos escultores»Morreu, hoje, 5 de Janeiro, Malangatana, grande nome da cultura moçambicana. O pintor faleceu no hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vítima de doença prolongada, aos 74 anos de idade. Naguib, outro artista moçambicano, considera que a sua morte é uma grande perda para o país, mas também para África. Malangatana era um escudo na defesa dos interesses dos escultores, lembrou o também pintor, segundo a agência Lusa. O governo tinha um certo receio ao lidar com os fazedores da cultura por causa do Malangatana, disse.
Malangatana Ngwenya nasceu em 1936, em Matalana, nas proximidades de Lourenço Marques, actual capital, Maputo.começou a trabalhar aos 11 anos, tendo desempenhado vários tipos de funções. Dois grandes nomes portugueses iniciaram-no na pintura: augusto Cabral, artista plástico e biólogo, e Pancho Guedes, arquitecto. Malangatana vendeu os primeiros quadros há 50 anos atrás.
além da pintura, o artista fez também cerâmica, tapeçaria, gravura e escultura. Foi ainda poeta, actor, dançarino e músico, entre outros. Chegou a estar preso pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), com base em acusações que o ligavam à FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique). Em 1997, foi nomeado artista pela Paz, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).