O elevado número de estrangeiro a entrar no país, ilegalmente, preocupam as autoridades angolanas. Motivações não são apenas económicas, consideram
O elevado número de estrangeiro a entrar no país, ilegalmente, preocupam as autoridades angolanas. Motivações não são apenas económicas, consideram a polícia angolana deteve, no passado fim-de-semana, 52 migrantes clandestinos, originários da África Ocidental. O grupo tentou aceder, de barco, ao território angolano, a norte da capital, Luanda. O elevado número de cidadãos estrangeiros a tentar entrar no país, de forma ilegal, já é um problema de segurança nacional, garante Paulo de almeida. Estas emigrações ilegais estão a ser feitas de forma organizada e têm os pontos de partida e de contacto bem definidos, explicou o segundo Comandante-geral da Polícia Nacional.
as autoridades angolanas detiveram também alguns dos receptores, a maioria de nacionalidade mauritana. O responsável alertou a população angolana mas também a comunidade internacional para os motivos na origem das migrações. a quantidade de estrangeiros que entram no nosso país de forma ilegal não visam só fins comerciais, visam outras motivações com propósitos até políticos, afirmou, segundo a agência Lusa.
as autoridades angolanas já entraram em contacto com os países de origem dos clandestinos para que seja encontrada uma solução diplomática para o problema. a procura de países africanos, como angola, é o reflexo de uma maior fiscalização na Europa e da crise económica, em particular a dificuldade em arranjar trabalho. Para os imigrantes da África Ocidental, a forte economia angolana é uma alternativa à Europa.