Governo diz estar preocupado com o bem-estar da população que não fuma. Empresários consideram novas medidas sobre o tabaco um golpe para o comércio
Governo diz estar preocupado com o bem-estar da população que não fuma. Empresários consideram novas medidas sobre o tabaco um golpe para o comércioO país europeu em que os fumadores gozavam de mais liberdade adoptou, a partir de 3 de Janeiro, medidas severas no que respeita ao consumo de tabaco. O vício passa a estar fortemente condicionado. É proibido fumar em espaços públicos, mas também em espaços abertos como parques infantis ou hospitais. E para quem infringir a lei, a multa é pesada, podendo variar entre os 30 e 600 mil euros, adianta aagência Reuters.
Os empresários do sector da restauração e donos de bares mostram descontentamento perante a medida, que julgam ser uma agravante da crise económica. Isso afectará os nossos negócios porque as pessoas que vêm aqui gostam de tomar café e fumar um cigarro, garante o empregado de um café em Madrid. a Federação Espanhola de Hotelaria calcula que a nova lei vai engendrar a perda de 350 mil empregos.com a nova lei, muitos espanhóis vão optar por ficar em casa, antevêem.
O ministro da saúde, Leire Pajin, mostra preocupação com os não-fumadores. Devemos lembrar que mais de 70 por cento da população da Espanha não fuma. Portanto, é lógico pensar que estarão mais confortáveis em bares onde não haverá fumaça de tabaco, disse ao Parlamento, aquando da aprovação da lei, em Dezembro.