O presidente cessante da Costa do Marfim exige a saída “dos capacetes azuis”, enquanto enfrenta a ameaça de ser afastado da presidência por uma força africana
O presidente cessante da Costa do Marfim exige a saída “dos capacetes azuis”, enquanto enfrenta a ameaça de ser afastado da presidência por uma força africana a organização da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDaO) vai decidir amanhã, 4 de Janeiro, novos passos para resolver a crise da Costa do Marfim, informou o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, que preside à organizção. a tentativa de mediação do conflito será conduzida pelos presidentes do Benim, de Cabo Verde e da Serra Leoa.
Os três chefes de estado encarregados de tentar resolver a crise pós-eleitoral marfinense regressam hoje a abidjan, para se encontrarem com o presidente cessante. Laurent Gbagbo continua a desafiar a comunidade internacional e chegou mesmo a exigir que as forças das Nações Unidas na Costa do Marfim abandonem o país. a CEDaO afirma-se pronta a intervir militarmente, caso Laurent Gbagbo não se decida a deixar pacificamente o poder.
O presidente cessante da Costa do Marfim, que reclama ter ganho as eleições apesar da comunidade internacional reconhecer como vencedor alassane Ouattara, recusou, sábado passado, um ultimato do adversário para abandonar o poder. Insiste em manter-se na presidência, alegando que o povo o colocou no poder com os seus votos e acusa a comunidade internacional de querer derrubá-lo.