a segurança alimentar no afeganistão apresenta um futuro sombrio para 2011. Mais de sete milhões de pessoas dependem da ajuda alimentar internacional
a segurança alimentar no afeganistão apresenta um futuro sombrio para 2011. Mais de sete milhões de pessoas dependem da ajuda alimentar internacionalO Programa alimentar Mundial (PaM) está dependente da ajuda de 400 milhões de dólares para continuar a distribuir ajuda alimentar a 7,3 milhões de afegãos em 2011. Os meios actuais são apenas suficientes para socorrer os mais vulneráveis durante alguns meses. O apelo lançado aos doadores para um financiamento urgente propõe-se conseguir 103. 600 toneladas para chegar até Junho próximo.
Se não for conseguida uma ajuda suplementar, o PaM deverá limitar as suas actividades de distribuição de alimentos previstos para o afeganistão, lê-se no relatório do secretário-geral das Nações Unidas. Nós classificamos as nossas actividades pela prioridade, para manter a assistência alimentar vital, inclusive o apoio às mães e crianças, assim como às pessoas afectadas por conflitos ou catástrofes naturais, explicou o porta-voz do PaM em Cabul.
as agências humanitárias classificam o afeganistão como um dos países do mundo afectado por maior insegurança alimentar. a guerra civil e as catástrofes naturais são responsáveis pela falta de uma alimentação adequada para mais de oito milhões de pessoas. Estas organizações prevêem que a situação irá piorar em 2011.