«apesar das resistências, vários países mostram a via do respeito pelas eleições». países como o Benim são prova de que democracia avança no continente
«apesar das resistências, vários países mostram a via do respeito pelas eleições». países como o Benim são prova de que democracia avança no continente a democracia avança em África?. a pergunta é centro do editorial da edição digital do afrik.com. O texto começa com uma referência à actual crise política da Costa do Marfim. Os afro-pessimistas vêm na actual crise marfinense uma prova suplementar da incapacidade da África em aceitar a democracia. Contudo, a multiplicação de eleições livres em vários países do continente deixam crer que os povos já tomaram esse caminho.
Entre os bons exemplos na matéria, destacam-se o Benim e o Mali, precursores do respeito do veredicto das urnas. apesar de ter sofrido vários golpes de Estado no passado, o Benim já conta com quatro eleições presidenciais, internacionalmente reconhecidas como justas e democráticas. O Mali e o Gana seguem-lhe os passos com escolhas democráticas de presidentes e transições pacíficas de quem se encontra no poder. Libéria e Botsuana são exemplos mais recentes.
Portanto, apesar de uma caminhada lenta e com algumas resistências, a democracia está instalar-se no continente, lê-se no editorial. as grandes democracias de hoje conheceram o seu período de dúvidas, de instabilidade e de regressão. Só com luta e sacrifício é que os povos conseguiram ter o direito de escolher os seus dirigentes, constata.