“Chegou o Senhor soberano; nas suas mãos está a realeza, o poder e o império. Virão adorá-Lo todos os povos da terra”, proclamam os fiéis na festa da Epifania
“Chegou o Senhor soberano; nas suas mãos está a realeza, o poder e o império. Virão adorá-Lo todos os povos da terra”, proclamam os fiéis na festa da EpifaniaPara o cristão, a Epifania é a festa da realização plena, da alegria universal. É verdade que no Natal nasceu o Senhor da humanidade. Mas no antigo Testamento o Messias era muitas vezes considerado só como salvador para Israel. Nessa feliz noite do nascimento de Cristo em Belém, só israelitas o visitaram. Chega então a Epifania a mostrar-nos a visita dos Reis Magos, pertencentes a povos pagãos. a estes senhores magos, nossos antepassados espiritualmente, Cristo mostrou ser o redentor nascido para toda a humanidade sem distinção alguma. Eles foram adorar, em nosso nome, o nosso Menino Deus em palhinhas deitado e oferecer-lhe presentes de alto significado, em nome de todas as nações. Mais ainda! Estes Magos – astrónomos, astrólogos, estudiosos das profecias divinas antigas – ao voltarem para as suas terras, tornaram-se os primeiros missionários de Cristo, os primeiros anunciadores da boa nova da consolação de Iavé aos pagãos. Cada missionário dos nossos dias é um continuador da obra evangelizadora dos primeiros Reis Magos.
Num mundo viciado por tanto ateísmo e desinteresse pelas camadas menos influentes da sociedade, é para nós fonte de consolação ver a quantidade de reis magos e rainhas de magia que vivem hoje nas nossas terras. Para chegarem a Belém, local do nascimento de Cristo, os Magos tiveram de peregrinar muito e encontraram bastantes dificuldades, que superaram briosamente. Nos nossos dias, milhões de pessoas de todo o mundo peregrinam a muitos santuários, onde sentem mais perto a presença de Deus e da Virgem, Mãe de Cristo e da Igreja, presença esta que lhes dá coragem para melhor enfrentarem os mais e os menos da vida. Dezenas e dezenas de milhares de missionários deixam a própria terra para irem levar a consolação de Cristo e o bem-estar humano a uma grande percentagem da humanidade. Milhares de voluntários leigos dão anos da sua vida aos mais precisados nas suas terras e em outras paragens do globo. Inúmeros leigos passam tempo a visitar doentes em hospitais, cadeias, lares para idosos e crianças, distribuindo a todos a consolação do amor que o Senhor Jesus colocou nos seus corações. Casais reis-magos que visitam outros casais em que medra o perigo do desaparecimento da estrela do amor, da compreensão, da entreajuda. Um rol imenso de reis magos e rainhas de magia trabalham em vários ministérios nas paróquias a que pertencem para que a todos chegue o bálsamo duma boa obra ou duma palavra de carinho. Gente de magia que contempla no brilho das estrelas, quer dizer nos sinais do nascimento do Messias entre nós nos nossos dias, a luz da salvação que o Senhor distribui a mãos cheias. Magos e magas sempre desejosos de versarem nas almas de pessoas tristes a alegria que os anjos em Belém anunciaram ser para toda a gente.
Num mundo-oceano de dores, quantos faróis a guiarem os barcos de tantas vidas assoladas por tempestades de horror, e a conduzi-las ao porto seguro da serenidade. Milhões de irmãos e irmãs nossas a imitarem a sementeira da alegria de Cristo que a Virgem de Nazaré fez em ain-Karim ao visitar a sua prima Isabel, Zacarias, João Baptista e um rol de tantas outras pessoas daquela montanha da Judeia. Lá, do alto céu, sempre a estrela da salvação a brilhar boas novas para quem tem olhos para ver e ouvidos para escutar. Epifania, manifestação do amor de Cristo-Deus a todos os homens, mulheres e crianças de boa vontade. ao contemplarmos tanta beleza e bondade, proclame o nosso íntimo: Por tudo, graças vos damos, Senhor! Boa Festa da Epifania – hoje e todo o ano!