Mensagem de ano Novo do bispo diocesano de Santarém alerta para o cenário negativo que se antevê, em 2011
Mensagem de ano Novo do bispo diocesano de Santarém alerta para o cenário negativo que se antevê, em 2011Prevê-se a agudização da crise económica, o drama do aumento do desemprego, a diminuição dos ordenados, o fim de alguns subsídios, lembra Manuel Pelino.como podemos pretender qualidade de vida com estes prognósticos?, questiona o prelado.
O bispo de Santarém sublinha que, mais do que aquilo que se tem, uma existência harmoniosa e feliz não depende só do que temos mas sobretudo do que somos. E o que conta decisivamente para a qualidade de vida é a paz interior, a harmonia com a vida, com os outros, connosco mesmos e, em última análise, com Deus, refere.
Nos votos para o novo ano que começa, Manuel Pelino apela a um maior empenho de todos os cristãos e pessoas de boa vontade em construir a paz pela justiça e pelo combate à pobreza. O prelado apela que os cristãos estejam atentos para que ninguém, à nossa volta, passe necessidades primárias de alimentação ou vestuário.
O bispo salienta que prática da solidariedade tem de ser mais criativa, mais dinâmica e depende de cada um. Não podemos apenas esperar que os necessitados venham ter connosco a pedir ajuda, diz. a crise – acrescenta – é uma oportunidade para rever o nosso estilo de vida consumista, ávido de luxos, fechado no bem-estar individual. É um convite a uma vida mais simples e mais solidária.