Promoção da prevenção e tratamento precoce do surto de cólera, que já fez mais de 2760 mortos
Promoção da prevenção e tratamento precoce do surto de cólera, que já fez mais de 2760 mortosFuncionários humanitários das Nações Unidas estão a apelar no Haiti a actividades de mobilização massiva para promoção da prevenção e tratamento precoce da epidemia de cólera, que já fez mais de 2760 mortos e infectou mais de 130 mil outras pessoas, das quais quase 71 mil foram hospitalizadas.
Graves lacunas e limitações no combate à epidemia, que eclodiu em Outubro, incluem o acesso à água potável e a latrinas nos estabelecimentos de saúde e centros de tratamento da cólera, bem como o acesso coordenação dos cuidados de saúde, de acordo com a mais recente informação do Gabinete da ONU para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa).
Há uma necessidade premente de acções de mobilização massiva para promover a prevenção e tratamento precoce, de uma doença que se transmite pela água e alimentos contaminados. além disso, o controle da epidemia vai depender do nível de acesso à água potável e ao saneamento básico e à implementação de medidas de higiene.