«O nível de desenvolvimento de uma comunidade é medido pela capacidade de assistir os mais vulneráveis», afirmam os bispos de Chile, num comunicado sobre o aborto
«O nível de desenvolvimento de uma comunidade é medido pela capacidade de assistir os mais vulneráveis», afirmam os bispos de Chile, num comunicado sobre o abortoNuma declaração intitulada Grito pela vida dos inocentes, os bispos do Chile apelam todos a proteger a vida do ser humano não-nascido. aproveitando a quadra natalícia, apelam à consciência que deve haver em relação à proposta de despenalização do abortopara determinadoscasos. O texto apresenta-se como uma contribuição para legisladores e responsáveis políticos quanto a uma questão que toca profundamente a alma nacional, pois aborda o direito fundamental à vida.
as respostas que damos, como sociedade e como país, marcam a vida das mães e dos seus filhos, assim como a alma nacional e a cultura que construímos, afirmam, no documento citado pela agência Fides. Os prelados consideram que o nível de desenvolvimento de uma comunidade se mede pela capacidade de assistir os mais vulneráveis. Uma sociedade que os elimina permite à violência tornar-se método para resolver conflitos, tornando-se uma ditadura na qual os mais fortes decidem também pelos frágeis. Lembram por fim: Ninguém tem o direito de reivindicar o poder de decidir que vida deve ver a luz do dia e que vida não o merece.