O território de El Salvador é muito procurado para actividades de exploração de minérios. O presidente já se mostrou favorável à proibição de mineração de metais
O território de El Salvador é muito procurado para actividades de exploração de minérios. O presidente já se mostrou favorável à proibição de mineração de metaisOs conflitos resultantes de projectos de mineração continuam um problema sem resposta na américa Latina. Segundo o Observatório de Conflitos ambientais, projectos mineiros já geraram 120 conflitos em 15 países da região. as comunidades brasileiras são as mais afectadas, com 21 projectos de 37 empresas queprovocaram 21 conflitos em 34 comunidades, revela a agência adital.
O presidente de El Salvador, Maurício Funes, decidiu não receber mais projectos sem que fosse feita a avaliação ambiental estratégica da mineração. Desde que assumiu o cargo, tem adoptado uma postura anti-mineração e até já se mostrou favorável à proibição definitivada extracção de metais. a Comissão Nacional contra a Mineração, em El Salvador, também demonstrou preocupação com a imensa procura de exploração de minérios no país.
argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e República Dominicana são as outras nações afectadas. apenas uma pequena percentagem dos projectos incluem estudosde impacto ambiental. O sector regista a maior taxa de mortalidade laboral, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Estima-se que na américa Latina mais de nove milhões de pessoas vivem da exploração artesanal.