Portugal é dos países europeus que mais defende a igualdade de direitos entre religiões, revela um estudo alemão apresentado em Berlim
Portugal é dos países europeus que mais defende a igualdade de direitos entre religiões, revela um estudo alemão apresentado em Berlim89 por cento dos portugueses crê que todos os grupos religiosos devem ter direitos iguais. Portugal lidera os cinco países da União Europeia eleitos para o inquérito – alemanha, França, Dinamarca e Holanda. Em segundo na lista encontra-se a França, com 86 por cento, seguida da Holanda, com 82 por cento e Dinamarca, com 72 por cento.
Os dados foram divulgados pelo centro ‘Religião e Política’, da Universidade Westfalisches Wilhems e dirigido pelo professor e sociólogo das religiões Detlef Pollack. Na alemanha, o estudo foi efectuado a Oeste e Este, separadamente, contando com o resultado de 49 por cento nas regiões ocidentais e 53 por cento nas orientais, revela o aCIDI – alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.
Os portugueses são aqueles que mais se revelam tolerantes, sendo que 80 por cento considera que a pluralidade religiosa produz enriquecimento cultural. Também a Dinamarca e a Holanda aparecem em ex-aqueo, com a mesma percentagem. Seguem-se os alemães, com 70 por cento e, por último, surgem os franceses, com 59 por cento.
Estes cinco países foram escolhidos para o estudo – adianta o aCIDI – pelos acontecimentos mundiais que se têm verificado neste campo. a alemanha foi incluída dado o seu elevado número de imigrantes muçulmanos, concentrados sobretudo nas regiões ocidentais. Na França, a questão em debate é a da burqa (véu muçulmano).
a Dinamarca foi alvo de todas as atenções quando um jornal, em 2005, publicou cartoons do Profeta Maomé e a Holanda viu ser assassinado o realizador Theo van Gogh, autor de um filme que os muçulmanos acusaram de ofender e distorcer os preceitos islâmicos. Portugal foi objecto de estudo por contraste, ou seja, pelo facto de a diversidade religiosa não ser tão pronunciada, refere o alto Comissariado.