Na noite de 29 de Dezembro, o prior de Taizé recordou momentos passados junto das comunidades haitianas. a alegria também passa pela abertura aos outros, disse
Na noite de 29 de Dezembro, o prior de Taizé recordou momentos passados junto das comunidades haitianas. a alegria também passa pela abertura aos outros, disseNo seu segundo tempo de meditação, o irmão alois lembrou o sofrimento do povo do Haiti, que visitou, recentemente. Marcou-o em particular o contacto com crianças órfãs e destaca a fé dos haitianos.compreendi de novo que os Haitianos retiram da confiança em Deus uma capacidade excepcional de perseverança em face de tudo e contra tudo. Mesmo no incompreensível sofrimento, Cristo está presente, de modo mais profundo do que a infelicidade. Gostaríamos de nos deixar impregnar pela sua confiança em Deus.
Uma iniciativa da comunidade de Taizé, denominada operação esperança, irá apoiar projectos no Haiti para crianças desfavorecidas, com especial incidência no campo da educação. Focando um dos principais elementos do encontro, o irmão aloisafirmou: a alegria de viver que todos procuramos encontra-se também nesta abertura aos outros, e em primeiro lugar aos que nos são confiados e que estão mesmo ao pé de nós. a opção pela alegria é inseparável da opção pelo homem, pelo nosso próximo.
O prior de Taizé conclui com uma oração: Deus, nossa esperança, confiamos-te o povo do Haiti. Desconcertados pelo incompreensível sofrimento dos inocentes, pedimos-te que inspires o coração dos que levam os indispensáveis socorros. Conhecemos a fé profunda do povo haitiano. ajuda os que sofrem, fortalece os abatidos, consola os que choram, derrama o teu Espírito de compaixão sobre este povo tão ferido e tão amado.