O Vaticano anunciou que Bento XVI vai publicar um decreto para combater a lavagem de dinheiro
O Vaticano anunciou que Bento XVI vai publicar um decreto para combater a lavagem de dinheiroTrês meses depois da abertura de um inquérito contra dois dirigentes do Banco do Vaticano (IOR), será tornado público um decreto ou motu proprio. Destina-se à prevenção e luta contra as actividades ilegais nos domínios financeiro e monetário. Significa a criação de uma autoridade de informação financeira do Vaticano, adianta a Lusa.
O comunicado do Vaticano adianta ainda que será criada uma lei sobre a prevenção e luta contra o branqueamento de dinheiro proveniente de actividades criminosas e o financiamento do terrorismo.com estas medidas, a médio prazo, o Vaticano deverá integrar a lista dos Estados respeitadores das normas da luta contra o branqueamento.
O caso foi despoletado em Setembro deste ano. O presidente do Instituto das Obras Religiosas (Banco do Vaticano), Gotti Tedeschi, e um outro dirigente da instituição, começaram a ser investigados pela justiça italiana por omissão de movimentações de de 23 milhões de euros de fundos. O Vaticano, que manifestou a sua perplexidade e estupefacção e manifestou a sua total transparência no que diz respeito às operações financeiras do IOR.