«O diálogo mais fecundo é justamente com os que pensam e actuam diferentemente de nós», afirma um escritor brasileiro. Conselhos de um monge beneditino para 2011
«O diálogo mais fecundo é justamente com os que pensam e actuam diferentemente de nós», afirma um escritor brasileiro. Conselhos de um monge beneditino para 2011Marcelo Barros, monge beneditino, dá a receita para um ano Novo mais feliz. Se existe uma palavra mágica é o desejo. Quando desejamos com toda a força interior, emitimos uma energia misteriosa que nos compromete no empenho de realizar o que desejamos, começa por afirmar. Na sua mensagem, o escritor lembra a força da palavra. Para as culturas antigas, a palavra é eficaz quando nasce no mais profundo do coração e é precedida pela prática de vida. E embora o desejo não chegue para mudar o que nos rodeia, não deixa de ser um importante contributo. Não temos força para mudar organizações sociais e sistemas complexos ebaseados em leis estruturais. Não podemos pensar que somente pelo facto de desejar, conseguiremos transformar o mundo. No entanto, podemos contribuir para que se criem as condições necessárias para transformar estas leis e sistemas, escreve, segundo a agência adital.
E para as pessoas que pretendem que 2011 renove as suas vidas deixa alguns conselhos. Refaça neste início de ano novo o compromisso de, a cada dia, consagrar um tempo, por mínimo que seja, de gratuidade e interioridade para renovar um verdadeiro e profundo diálogo consigo mesmo, começa. ao mesmo tempo, comprometa-se em ser, cada vez mais, uma pessoa de diálogo com os outros, inclusive com as pessoas que pensam e agem a partir de valores que você não aprova. O diálogo mais fecundo é justamente com os que pensam e actuam diferentemente de nós. Por fim, afirma: além disso, procure de todos os modos intensificar a comunhão solidária com a terra, a água e todos os seres vivos do planeta.