associação Portuguesa das Escolas Católicas defende que o presidente da República devia ter vetado diploma
associação Portuguesa das Escolas Católicas defende que o presidente da República devia ter vetado diplomaTenho receio de que algumas atitudes, nestas circunstâncias, sejam resultado de uma artimanha de lançar este diploma para a mesa do Presidente em ocasião de campanha eleitoral, afirmou o padre Querubim Silva à Rádio Renascença. O sacerdote admite que a questão possa ter sido intencionalmente lançada nesta altura, com objectivos eleitorais.
Querubim Silva rejeitou os argumentos do Primeiro-ministro. as escolas com contrato de associação são a possibilidade de permitir que a igualdade exista na diferença, isto é, que eu tenha as mesmas possibilidades mesmo que prefira um projecto educativo diferente. Uma escola pública total significa uma educação monolítica, que não é própria da democracia, defendeu o presidente da aPEC.
ainda que o diploma traga alguma estabilidade no imediato, o diploma salvaguarda o carácter plurianual e renovável dos contratos de associação actualmente em vigor, o diploma levará – defende o padre Querubim Silva – à extinção dos colégios, havendo, assim, o risco de despedimento de professores.