Inaugurada a 25 de Junho de 1970, a igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, é monumento nacional
Inaugurada a 25 de Junho de 1970, a igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, é monumento nacional a relevância deste imóvel como testemunho de importantes orientações estéticas e arquitectónicas dos anos 60 faz dele um dos mais representativos para a cultura nacional, no âmbito da arquitectura portuguesa do século XX, justificando -se, assim, a sua integral salvaguarda, lê-se no texto do Ministério da Cultura. O decreto que define a igreja como monumento nacional é o nº 18/2010.
Foi inaugurada a 25 de Junho de 1970, sendo o projecto dos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, que integravam o Movimento de Renovação da arte Religiosa (MRaR). Foi Prémio Valmor de arquitectura de 1975, sendo considerada um edifício de referência no âmbito da arquitectura portuguesa do século XX.
O documento do Ministério da Cultura refere ainda a qualidade ímpar da Igreja do Sagrado Coração de Jesus no panorama da arquitectura nacional. Pode ser reconhecida pela sua filiação numa estética neobrutalista, manifestada através do recurso a materiais como o betão armado, painéis e blocos pré-fabricados, que nos deu poucas obras, porém invariavelmente de enorme qualidade artística e cultural. além disso inova decisivamente no plano da concepção do espaço litúrgico.