a Direcção-Geral de Saúde recomenda especial cuidado com crianças e idosos, aconselhando o uso de várias camadas de roupa e a ingestão de bebidas e alimentos quentes
a Direcção-Geral de Saúde recomenda especial cuidado com crianças e idosos, aconselhando o uso de várias camadas de roupa e a ingestão de bebidas e alimentos quentesas recomendações, para este tempo frio, que se prolongará nos próximos dias, encontram-se no sítio da DGS na internet. Os mais vulneráveis ao frio são as crianças, os idosos, os doentes crónicos, principalmente com problemas respiratórios, cardio-vasculares ou anemias. Os sem-abrigo e pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico devem ter maiores cuidados nos próximos dias.
assim, a Direcção-Geral de Saúde aconselha a que se proteja do frio usando várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente; proteja as extremidades do corpo (use luvas, gorro, meias quentes e cachecol). além disso, ingira bebidas e alimentos quentes mas evite bebidas alcoólicas, com cafeína e não fume, recomenda a DGS.
a entidade recomenda que se verifique a manutenção dos equipamentos utilizados para o aquecimento e que sejam limpas as chaminés das lareiras. Por outro lado, se se usar lareira, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás, a DGS recomenda que se mantenha a correcta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde .
as pessoas são aconselhadas a, antes de saírem de casa ou antes de se deitarem, certificar-se de que os aquecimentos estão desligados ou apagados, de forma a evitar fogos ou intoxicações. Tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras, recomenda ainda a DGS.