apesar das pressões para que saia do poder, Laurent Gbagbo insiste nos seus direitos.comunidade internacional reconhece o seu rival, alassane Ouattara
apesar das pressões para que saia do poder, Laurent Gbagbo insiste nos seus direitos.comunidade internacional reconhece o seu rival, alassane OuattaraPerante as ameaças do uso de força por parte da CEDaO (Comunidade Económica para o Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental), o presidente em funções da Costa do Marfim mostra tranquilidade. Todas as ameaças devem ser levadas a sério. Mas, em África, seria a primeira vez que países africanos estariam dispostos a iniciar uma guerra contra outro país porque uma eleição correu mal, afirma Laurent Gbagbo. O líder aponta para os países onde nem sequer há eleições. Se tivesse que haver intervenções em todos os casos semelhantes, creio que a África estaria sempre em guerra, considera.
Laurent Gbagbo garante ser vítima de um complot. Já requereu, de forma diplomática, a saída da missão das Nações Unidas a actuar no país, a ONUCI, por considerá-la parcial. Quando questionado pelo jornal, Le Figaro, sobre o facto de alguns países africanos, como a Nigéria, desejarem a sua saída, apenas, responde: Nas reuniões dos países africanos, os representantes dos países ocidentais são mais numerosos pelos corredores do que os africanos. as pressões são enormes.