Entre Janeiro e Novembro, Cáritas de Beja serviu 45 mil refeições. «as coisas estão a complicar-se realmente, e a nossa previsão não é muito animadora» sublinha a presidente
Entre Janeiro e Novembro, Cáritas de Beja serviu 45 mil refeições. «as coisas estão a complicar-se realmente, e a nossa previsão não é muito animadora» sublinha a presidente Estou reformada por invalidez devido a um problema de saúde e só ganho 246 euros por mês de reforma. Vivo com o meu marido, mas ele também ganha pouco. Temos um filho e tive de recorrer a esta ajuda , conta Florbela Jonas ao Correio da Manhã. 49 anos, olhos húmidos, enquanto vê as voluntárias da Cáritas diocesana de Beja colocarem nos sacos as massas e o leite que a sua carteira já não consegue pagar no supermercado.
Entre Janeiro e Novembro deste ano, a instituição ligada à diocese de Beja já distribuiu géneros alimentares a perto de duas mil pessoas de todo o concelho, num montante superior a 92 mil euros. os géneros alimentares juntam-se as 45. 156 refeições servidas a cerca de quatro centenas e meia de pessoas com carências diversas.
a diocese de Beja criou um fundo de emergência social para ajudar famílias com dificuldades a pagarem despesas básicas em atraso, como prestações ou rendas de casa, contas de eletricidade ou mensalidades do infantário dos filhos, explica Maria Teresa Chaves.
Posteriormente, e para evitar situações de dependência, os esforços serão efectuados para ajudar estas famílias a encontrar soluções que lhes permitam conseguir pagar as despesas básicas de forma autónoma no futuro. Há actualmente um número considerável de famílias a precisar de ajuda, mas infelizmente, não vai ser possível responder a todas as necessidades, através do fundo, explica a responsável.
O fundo foi criado com os donativos pessoais do bispo diocesano, antónio Vitalino Dantas e do bispo Emérito de Beja, Manuel Falcão, aos quais se têm juntado donativos de pessoas de movimentos da igreja e de particulares. Os donativos poderão ser entregues na Cáritas de Beja ou depositados na conta BPI Cáritas Beja – Fundo Emergência Social com o Número de Identificação Bancária (NIB) 001000001988939001445.