Legião da Boa Vontade entregou 1. 100 cabazes de Natal a famílias em Porto, Braga, Coimbra e Lisboa
Legião da Boa Vontade entregou 1. 100 cabazes de Natal a famílias em Porto, Braga, Coimbra e LisboaOs pedidos de alimentos continuam a aumentar. E por isso aumentou também o número de cabazes inicialmente previsto, de mil para 1. 100. além dos bens alimentares, no Natal entra também o tradicional bolo-rei e a aletria. Na Páscoa, é de 500. Mas ultrapassamos sempre, porque há sempre muitos pedidos, explica Eduarda Pereira, responsável de comunicação daquela organização não governamental, ao Jornal de Notícias.
Mensalmente a Legião da Boa Vontade ajuda entre 100 a 130 agregados. Mas o número de inscritos é superior a 1700. Este ano, temos muitos que até já tinham sido ajudados há alguns anos e que voltaram a necessitar de ajuda, com o aumento do desemprego, salienta a responsável.
Com o agravar da crise, e o aparecimento de novos pobres, que preferem não ser vistos a entrar na instituição, a organização visita as famílias e avalia os casos. Há outros casos. Há muitas famílias que já só conseguem ter dinheiro para pagarem a prestação da casa, e outras nem isso, ficam sem dinheiro para comida e aparecem no centro social e nas carrinhas da nossa Ronda da Caridade para os sem-abrigo com tuparwares para levarem uma refeição quente. assinala Eduarda Pereira.
Os bens alimentares que a Legião da Boa Vontade entrega aos mais pobres resultam de doações, em géneros e em dinheiro, de empresas e de particulares, nas campanhas de recolha, bem como de entregas do Banco alimentar contra a Fome. Para poder ajudar outros, a instituição pondera recorrer ao programa europeu de distribuição de excedentes de alimentos, através do Instituto de Segurança Social.