Bento XVI manifestou «grande tristeza» pelos atentados ocorridos este Natal contra cristãos nas Filipinas e na Nigéria
Bento XVI manifestou «grande tristeza» pelos atentados ocorridos este Natal contra cristãos nas Filipinas e na NigériaO Papa lamentou que, em tempo de Natal, o mundo continue marcado pela violência, durante a oração de angelus deste domingo. Foi com grande tristeza que tomei conhecimento do atentado a uma igreja católica das Filipinas, quando se celebrava o rito do Natal, como também do ataque a igrejas cristãs da Nigéria. E também noutras partes do mundo, como no Paquistão, a terra voltou a ser manchada de sangue, afirmou.
No dia da Sagrada Família, O Pontífice recordou todos os que – em particular as famílias que são constrangidas a abandonar as próprias casas por causa da guerra, da violência e da intolerância. Perante vários milhares de fiéis reunidos na praça de São Pedro, o Santo Padre fez um apelo à paz, num mundo que continua marcado pela violência, especialmente contra os discípulos de Cristo.
Na sua alocução antes do angelus, Bento XVI reflectiu sobre a Sagrada Família, convidando a contemplar o menino Jesus, no presépio. Não obstante as muitas provações por que passou a santa Família de Nazaré, incluindo o ter que imigrar para o Egipto – observou o Papa – confiando na divina Providência, eles conseguiram a sua estabilidade e asseguraram a Jesus uma infância serena e uma sólida educação. O bispo de Roma confiou as famílias à intercessão de Nossa Senhora e a São José, para que não desanimem perante as provações e dificuldades, mas cultivem o amor conjugal e se dediquem confiadamente ao serviço da vida e da educação.