Curto-circuito no presépio terá causado um incêndio na igreja, destruindo a cobertura do templo e causando danos “avultados” em altares e estátuas dos santos
Curto-circuito no presépio terá causado um incêndio na igreja, destruindo a cobertura do templo e causando danos “avultados” em altares e estátuas dos santos a igreja de São Martinho do Peso, de Mogadouro, foi parcialmente consumida pelo fogo no dia de Natal. O incêndio deflagrou perto das 21 horas, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia local, Vítor Coelho. Um curto-circuito provocado pela iluminação do presépio que se encontrava montado junto de um dos altares do templo poderá estar na origem do sinistro, explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, antónio Salgado.
Quando os bombeiros chegaram ao local, já a população tinha o incêndio dominado. Segundo o comandante antónio Salgado, só restava fazer o rescaldo e tratar da segurança do templo. Os danos provocados pelas chamas são significativos. Os cinco altares da igreja foram afectados e um deles ficou parcialmente destruído. Os restantes sofreram danos avultados provocados pelo fumo do incêndio, explicou o presidente da Junta, Vítor Coelho.
Houve imagens de santos que ficaram reduzidas a cinzas, acrescentou o autarca. Vamos fazer uma intervenção de imediato na cobertura da igreja, já que com as altas temperaturas que se verificaram, o tecto e o telhado ficaram destruídos, o que permite a infiltração da água da chuva e do gelo. O alerta de incêndio foi dado por uma jovem que passava perto da igreja e viu o fumo a sair do interior do templo, avisando as pessoas que se encontravam num café das proximidades.