é com duplo contentamento que o missionário, Diamantino antunes, reage ao sucesso da campanha Presentes Solidários a favor de Mecanhelas, onde já trabalhou
é com duplo contentamento que o missionário, Diamantino antunes, reage ao sucesso da campanha Presentes Solidários a favor de Mecanhelas, onde já trabalhouNos meus seis anos de pároco em Mecanhelas [Moçambique] empenhei-me, juntamente com a equipa missionária local, em desenvolver esse mesmo centro nutricional, recolha de crianças orfãs e tratamento de crianças desnutridas. Já então a ausência de medicamentos era muito sentida e nessa altura, procuramos colmatar a lacuna medicamentosa através de contactos com uma familiar que tinha uma farmácia.
O missionário da Consolata recorda: ainda iam longe os tempos da Internet no Niassa. Na verdade, o sucesso da iniciativa não constitui surpresa, para mim, e até reforça a convicção de que a comunicação é a grande aliada da solidariedade. Sublinha: Ninguém fica indiferente a uma criança doente e, quando poder ajudar está à distância de um clique, tudo se conjuga. É este o grande poder das organizações não governamentais e da comunicação social: a divulgação de situações de emergência, o pedir ajuda e a capacidade de a fazer chegar em tempo útil e de forma programada.
a ajuda para o Centro Nutricional e Infantário Padre ariel, que se traduzirá em maletas de medicamentos, é significativa para a região. Mecanhelas situa-se no sul do Niassa, numa zona muito isolada, com falta de vias de comunicação. É uma zona densamente povoada com cerca de 130 mil habitantes e que vive essencialmente da agricultura. É considerada uma zona com alta incidência de malária, a qual está sempre também associada a factores nutricionais.
Trata-se, contudo, de uma paróquia madura, bem estruturada, com comunidades bem organizadas entre si. Facto que permite que as crianças mais vulneráveis sejam devidamente identificadas e programada uma intervenção adequada. É aqui que esta ajuda vem dar um significativo contributo e sem dúvida proporcionar para muitas crianças um desfecho feliz para os seus problemas.
a paróquia de Mecanhelas dá um importante contributo, ao nível da saúde e educação. Traduz-se em várias iniciativas de carácter social: escolas, internatos para alunos, uma biblioteca, um centro de saúde, um centro nutricional e apoio e acompanhamento hospitalar aos doentes. O presente solidário é um presente para as crianças, para a paróquia que assim pode chegar mais longe na ajuda que presta e para cada um que contribui, que sabe que, com um pequeno gesto, faz a diferença na vida de quem tanto precisa, afirma o missionário.