a Costa do Marfim não sabe quem é o seu novo presidente, se o candidato vencedor das eleições de 28 de Novembro ou o presidente cessante derrotado
a Costa do Marfim não sabe quem é o seu novo presidente, se o candidato vencedor das eleições de 28 de Novembro ou o presidente cessante derrotadoOs conflitos pós eleitorais já terão causado 745 mortos e mais de mil feridos, segundo os seguidores de Laurent Gbagbo, presidente durante os últimos dez anos e derrotado a 28 de Novembro, a favor de alassane Ouattara. as Nações Unidas (ONU) confirmam que mais de 14 mil marfinenses fugiram para a vizinha Libéria para escapar à onda de violência que explodiu na Costa do Marfim após as eleições. O número só não é mais elevado porque o grupo armado Forças Novas (FN) impede outros de atravessar a fronteira.
O alto Comissariado da ONU para os Refugiados (aCNUR) registou um total de 14. 000 refugiados da Costa do Marfim no leste da Libéria, que fugiram na sequência da instabilidade pós-eleitoral. a agência da Organização das Nações, liderada por antónio Guterres, explicou que a FN está a impedir os refugiados de atravessar livremente a fronteira para a Libéria: Obriga os refugiados das aldeias de Danane a desviar o seu percurso em cerca de 80 quilómetros para o sul para entrarem na Libéria .
a comunidade internacional, incluindo a ONU e a União africana, reconhece alassane Ouattara como vencedor das eleições. O anterior presidente, Laurent Gbagbo, recusa-se a deixar o poder. alassane Ouattara assumiu-se como comandante supremo das Forças armadas e exigiu aos militares que protejam o povo da milícia de mercenários e estrangeiros que derramam o sangue da Costa do Marfim .