Cardeal patriarca de Lisboa realça importância da exortação apostólica “Verbum Domini”, de Bento XVI
Cardeal patriarca de Lisboa realça importância da exortação apostólica “Verbum Domini”, de Bento XVIOs textos da Sagrada Escritura convidam-nos a alargar o horizonte do nosso olhar, indo para além da contemplação do Menino no presépio, e abrir o nosso coração à profundidade do mistério de Deus, uno e trino, que nos envolve com o seu amor, num desejo inesgotável de missão, afirmou o cardeal patriarca de Lisboa, na homilia no Pontifical do Natal do Senhor.
José Policarpo assinalou o eterno desejo de Deus de entrar em diálogo com o homem, de o atrair para a comunhão de amor. O Deus Menino é o Verbo eterno de Deus, que agora se diz na realidade humana, anunciando que Deus se quer dizer, se pode revelar, em toda a realidade humana, frisou, durante a celebração.
aos fiéis, o bispo de Lisboa relembrou a frase de Jo. 1, 14. E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós. Uma passagem que testemunha toda a profundidade da nossa fé e o sentido último da existência humana que estão contidos nesta encarnação do Verbo de Deus.
Na recente exortação apostólica Verbum Domini, o Papa afirma claramente a síntese de toda a fé cristã (cf. V. D. nº 5). ao exprimir-se na realidade humana e habitar connosco, isto é, ao estar presente como palavra reveladora de sentido em toda a nossa aventura humana, a encarnação do Verbo revela o sentido da própria existência humana, assinalou o cardeal.
Esta encarnação do Verbo eterno foi o único caminho possível para que o homem pudesse tocar Deus, senti-l’O próximo, a fazer parte da sua vida, lembra José Policarpo. Neste tornar-se próximo do homem, Deus anuncia aos cristãos, o caminho da humildade da fé. Não se progride na fé sem humildade, defende o patriarca. É no acolhimento daquele Menino que se vai ao encontro de Deus, finaliza o bispo da diocese de Lisboa.