Em Belém, o patriarca latino de Jerusalém desejou, durante a homilia, que “o som dos sinos das igrejas se sobreponha ao ruí­do das armas” no Médio Oriente “ferido”
Em Belém, o patriarca latino de Jerusalém desejou, durante a homilia, que “o som dos sinos das igrejas se sobreponha ao ruí­do das armas” no Médio Oriente “ferido” a nossa expectativa para as festas natalícias é esta, afirmou Fuad Twal, a mais alta autoridade católica romana em Jerusalém. Neste Natal, desejamos que Jerusalém se transforme não apenas na capital das duas nações – Israel e Palestina -, mas também num modelo para o mundo inteiro de bom entendimento e coexistência entre as três religiões monoteístas.
O prelado celebrou a missa da Natividade, em Belém, local de nascimento de Jesus. No seu sermão, o patriarca falou sobre a situação dos cristãos do Iraque, que estão a fugir do país, depois de um comando armado ter atacado a catedral de Bagdade em plena missa, a 31 de Outubro, matando 44 fiéis e dois sacerdotes.
Num mundo separado pela violência e pelo fundamentalismo que legitima as piores acções, até assassinatos nas igrejas, o Menino de Belém lembra-nos que o primeiro mandamento é o amor. Ele ensina-nos o perdão e a reconciliação, mesmo com os nossos inimigos , afirmou o patriarca, de 70 anos. Do seu púlpito, lançou um apelo ao diálogo entre os fiéis de todas as religiões. É a resposta ao ateísmo moderno e ao fundamentalismo que ameaçam o povo de Deus.
as acções violentas no Iraque contra a comunidade católica são condenadas de maneira unânime por cristãos e muçulmanos . ao concluir, o patriarca católico pediu aos fiéis que rezem pela paz. Desejamos que a paz impere, tanto sobre o povo de Israel como sobre o povo da Palestina e em especial sobre o Médio Oriente, para que as nossas crianças possam viver e crescer num ambiente sereno.