Bento XVI inaugurou as celebrações natalí­cias acendendo o cí­rio da Paz à janela da sua residência em São Pedro. Seguiu-se a bênção do presépio
Bento XVI inaugurou as celebrações natalí­cias acendendo o cí­rio da Paz à janela da sua residência em São Pedro. Seguiu-se a bênção do presépioNa tarde da véspera de Natal, o Papa escolheu, num gesto inédito, a emissora britânica da BBC para transmitir a sua mensagem natalícia. as palavras de Bento XVI sublinham que a libertação operada por Cristo não foi política ou realizada com meios militares. O Menino nascido em Belém trouxe a libertação não apenas para as pessoas daquele tempo e daquele lugar – Ele foi o salvador de todos, em todos os lugares do mundo e em todos os tempos da história, afirmou o Pontífice no seu inglês com sotaque alemão.
Bento XVI dirigiu-se, mais tarde, para a basílica de São Pedro repleta de milhares de fiéis. Cerca das 21,30 horas deu início à Missa da Natividade. Numerosas personalidades do campo religioso e político tomaram parte na celebração.
antes do início da procissão de cardeais e numerosos concelebrantes, que percorreu a nave central da basílica, foi cantado um antiquíssimo hino de anúncio do nascimento de Jesus, enquanto era apresentada a imagem do Menino Jesus.