« a pobreza não impede, necessariamente, a alegria», defende José Policarpo
« a pobreza não impede, necessariamente, a alegria», defende José PolicarpoEu sei que, para muitos portugueses, para muitas famílias, este não será um Natal fácil; será tanto mais exigente quanto a alegria da festa esteja ligada ao bem-estar material, afirmou o cardeal patriarca de Lisboa, na mensagem natalícia. aos portugueses, José Policarpo lembrou que o tema mais badalado tem sido o Portugal económico.
Nas últimas semanas analisou-se a crise económico-financeira, dissecaram-se as suas causas, discutiram-se as soluções, de austeridade inevitável, segundo parecer generalizado de peritos, analistas e políticos, salienta. Mas a verdadeira solução para a crise – defende o bispo da capital – assenta na verdadeira identidade espiritual do nosso povo, caldeada ao longo de séculos por valores que constituem a verdadeira alma de Portugal.
a solidariedade é um dos valores que o cardeal aponta. E esta crise pode suscitar, em cada um de nós, este espírito de solidariedade. Estejamos atentos ao nosso próximo, que pode ser o nosso vizinho.
Outro dos valores é a família enraizada na beleza do amor de um homem e de uma mulher, aprofundado na experiência sublime da fecundidade. a família é a fonte da coragem, diz o prelado. a alma de Portugal é a de um povo crente, que confia na ajuda de Deus e na protecção maternal de Maria, Mãe de Jesus, lembra.
Se nunca aprendestes a rezar, deixai que a espontaneidade do vosso coração aflito se transforme em prece, rezai com outras pessoas que saibam rezar, aconselha o patriarca. José Policarpo considera que partilhar a fé e a oração pode ajudar a resistir neste momento difícil. E que cada um não reze só por si, mas pelos outros, sobretudo pelos que estão aflitos e mais sofrem.