“Senhor, Vós nos destes um modelo de vida na Sagrada família. Imitemos as suas virtudes e o seu Espírito de caridade, para gozarmos na vossa casa as alegrias eternas” (Oração da Missa)
“Senhor, Vós nos destes um modelo de vida na Sagrada família. Imitemos as suas virtudes e o seu Espírito de caridade, para gozarmos na vossa casa as alegrias eternas” (Oração da Missa)O Senhor Deus criou o homem à sua imagem e semelhança… E ao ver a mulher, o homem exclamou: Esta é realmente osso dos meus ossos, e carne da minha carne! Chamar-se-á Eva, porque será mãe de todos os viventes… E o homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher, e os dois serão uma só carne… (Génesis 1,26; 2, 23-24; 3, 20). através da história da humanidade, houve sempre os verdadeiros adoradores de Deus que, nos momentos alegres e nos momentos difíceis, se empenharam em ser fiéis às palavras do Criador e Senhor. Também não faltaram, nem faltam hoje, aqueles que se tornaram vazios nos seus pensamentos e obscureceram o seu coração insensato, e trocaram a verdade de Deus pela mentira… (Romanos 1,21. 25. 18-32). Nem é difícil entender como a insensatez humana, que teima em eliminar os valores da família criada por Deus, conduzirá a humanidade a crueldades hoje ainda difíceis de imaginar.
Na família, a maior característica é o amor mútuo. Do marido diz o Espírito em São Paulo: Maridos, amai as vossas esposas como Cristo amou a Igreja… O marido deve amar a sua esposa como o seu próprio corpo… (Efésios 5, 25 ss). Filhos, obedecei a vossos pais, porque isso é que é justo… para que possais ser felizes… (Ef 6,1). a razão principal para este mandamento, amar pai e mãe, é-nos apresentada por S. Lucas: Depois de Maria, José e Jesus voltarem de Jerusalém a Nazaré, quando Jesus tinha doze anos, diz o evangelho: Jesus era submisso a Maria e a José. Jesus obedecia a Maria e a José porque eles representavam o Pai do Céu. O mesmo se aplica aos filhos e filhas de todos os tempos: devem amar, ajudar e respeitar os pais porque eles representam a Deus.
a Sagrada Família de Nazaré é o protótipo e o exemplo perfeito da verdadeira família, como no-la apresenta a Palavra de Deus. O amor do marido para com a esposa e vice-versa mostra ao mundo o amor que Cristo tem à sua Igreja (Efésios 5, 25). E o amor para com os pais, que Cristo considera dirigido a si próprio, mostra um coração recto e encastoado na melhor educação. É nos joelhos das mães que se formam as nações, segundo uma afirmação muito sábia e muito antiga. Todas as pessoas de boa vontade devem rejeitar a permissividade nefasta dos nossos dias, que tão destruidora é da ideia que Deus tinha ao alicerçar a humanidade sobre os valores familiares.
O quadro dos membros da família de Nazaré amando-se, respeitando-se e entre-ajudando-se uns aos outros é, ontem, hoje e sempre, o reflexo puro da vida da Santíssima Trindade. Será sempre causa de entendimento e felicidade para as sociedades que o praticarem. Muito há hoje a aprender desta família ideal que o Senhor nos Deus deu. Graças a Deus!