Cristãos de todo o mundo celebram o nascimento de Jesus segundo diferentes costumes. Uma festa universal que reúne vários milhões
Cristãos de todo o mundo celebram o nascimento de Jesus segundo diferentes costumes. Uma festa universal que reúne vários milhõesO Natal é uma festa tradicionaldos cristãos, uma comunidade de mais de dois bilhões de fiéis. É, portanto, uma celebração que ultrapassa fronteiras terrestres; nesta quadra as pessoas unem-se para festejar o nascimento do menino Jesus. Em véspera de dia de Natal, lembramos algumas tradições de diferentes continentes.
Na Europa, destaca-se a Polónia com um menu de 12 pratos típicos, sem carne, na noite da Consoada. Debaixo da toalha, coloca-se feno, para lembrar o menino Jesus. a Oplatek, uma especialidade que se assemelha à hóstia é o alimento mais importante. Em Espanha, mantém-se a tradição dos Reis Magos que chegam a 6 de Janeiro para presentear as crianças bem comportadas. Também em Itália, o dia da Epifania ganha especial relevo, sendo que a tradicional oferta de presentes ocorre nessa ocasião.
as pousadas mexicanas são bem conhecidas, não só no continente americano,como no resto do mundo. Trata-se de uma representação daquilo que vivenciou Maria, mãe de Jesus, na noite de 24 para 25 de Dezembro. as celebrações decorrem durante os nove dias que antecedem o Natal. Já em Belém, cidade onde nasceu Jesus, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos da região. Os mesmos ajoelham-se na cripta da capela dos franciscanos para adorar o berço onde Jesus terá nascido.