Jorge Ortiga promete “denunciar situações que surjam”, mas mantém a “esperança e o optimismo que com generosidade é possível ter condições de vida digna para todos os portugueses”
Jorge Ortiga promete “denunciar situações que surjam”, mas mantém a “esperança e o optimismo que com generosidade é possível ter condições de vida digna para todos os portugueses” Com o desemprego, com o fundo de desemprego a chegar ao fim para muitas famílias, com o rendimento social de inserção também com as condicionantes todas – até agora verificámos que a sociedade portuguesa tem vivido com calma, mas será que isto vai manter-se? , afirma o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, à Lusa.
Consciente de que o desemprego vai aumentar e as necessidades vão duplicar , Jorge Ortiga considera fundamental que todos os portugueses tenham mais generosidade e maior partilha . Em tempo de crise, ainda se vive com muita ostentação e é necessário aceitar agora uma vida com algum sacrifício para evitar fenómenos de exclusão social .
O prelado tem duas dúvidas em relação ao futuro: até que ponto os portugueses estão dispostos a aceitar essa vida de sacrifício? . E a segunda é: até que ponto o Estado será capaz de assumir a responsabilidade que tem de garantir qualidade de vida para todos os portugueses .
O arcebispo de Braga denuncia a ausência de muitas orientações a nível nacional, no combate à pobreza, lembrando que a política de austeridade vai criar mais pobreza . O bispo diz que esperaria que se encontrassem políticas, não apenas marcadas por imposições de austeridade , e que o governo devia pensar na questão do emprego, porque se não houver emprego e trabalho é evidente que as condições não podem melhorar .