Vão votar no referendo sobre a independência da região. Todos os meios servem para partir: de carro, comboio, barcos ou aviões
Vão votar no referendo sobre a independência da região. Todos os meios servem para partir: de carro, comboio, barcos ou aviõesO referendo sobre a independência do Sul do Sudão está à porta, realizando-se dentro de algumas semanas. É esta proximidade no calendário que tem levado milhares de habitantes do sul, que vivem no norte do país, a regressarem por via rodoviária, ferroviária, fluvial e aérea, de forma organizada mas também espontânea.
Cerca de 55 mil sudaneses regressaram nas últimas semanas aos estados do Sul, segundo o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), que acrescentou que dos estados do alto Nilo, Norte do Bahr el Ghazal, Jonglei e Warrap também foram acolhidos um grande número de retornados.
Nos campos para as pessoas deslocadas espalhados pelos arredores de [capital do Sudão] Cartum, milhares de sulistas estão a embalar os seus bens e a esperarem para partirem, afirmou o porta-voz do aCNUR, adrian Edwards.