Dominar a língua local é essencial para quem refaz a vida noutro país. Refugiados a viver no Brasil aprendem a falar português
Dominar a língua local é essencial para quem refaz a vida noutro país. Refugiados a viver no Brasil aprendem a falar portuguêsComeçar uma vida nova noutro país que não o nosso exige uma grande capacidade de adaptação. Uma luta diária para muitos refugiados e requerentes de asilo que se deparam com uma realidade muitas vezes oposta aquela que conheciam. No processo de integração, dominar a língua local é fundamental.como tal, o Serviço Social do Comércio e o Serviço Nacional de aprendizagem Comercial, em São Paulo, no Brasil, com a parceria da Cáritas arquidiocesana desenvolvem cursos de português para os deslocados.
Para os alunos, o curso é a primeira grande conquista depois de um período marcado por perdas. Mas esta vitória ninguém tira deles, afirma um dos professores. Para que o resultado seja positivo, a guerra e todas as outras dificuldades do passado, têm de ficar do lado de fora. O segredo – segundo Hamilton amadeu Júnior – é conciliar as diferenças culturais e diferentes experiências, mantendo o português como ponto e convergência. a formação já teve 60 turmas e cerca de mil alunos inscritos, desde o início. alguns desistem, mas quase sempre porque arranjaram trabalho, revela o site do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.