Em dezenas de cidades portuguesas decorre este sábado, dia 18, a manifestação pública da operação de Natal da Cáritas, «10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz»
Em dezenas de cidades portuguesas decorre este sábado, dia 18, a manifestação pública da operação de Natal da Cáritas, «10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz»as velas, sinal de luz, serão acesas em locais públicos, de modo a sensibilizar a opinião pública para esta campanha e para a necessidade de ser solidário com os outros. O desafio é que, na noite de 24 para 25 de Dezembro, sejam acesas velas e colocadas à janela, lembrando os desempregados.
Na oitava campanha que decorre, os fundos conseguidos através da venda de velas pelo preço simbólico de um euro revertem a favor dos mais necessitados. 65 por cento dos fundos serão aplicados, por cada uma das vinte Cáritas diocesanas, em projectos nacionais. 35 por cento das verbas serão canalizadas para um projecto de apoio à pobreza infantil, em São Tomé e Príncipe.
Um centro de acolhimento infantil em aveiro, o reforço do apoio social em Braga e em Portalegre ou um projecto de voluntariado em Coimbra são alguns exemplos dos projectos escolhidos. Em apenas um ano, o número de pobres atendidos pela Cáritas em Portugal aumentou de cinco mil para 62 mil pessoas. Mas, a situação parece vir a piorar. O padrinho da campanha de 2010 é o treinador do Real Madrid, José Mourinho e foi escolhido pela Cáritas Portuguesa como testemunho da coragem e da força de vencer.