a Virgem conceberá e dará à luz um filho; o seu nome será Emanuel, que significa «Deus Connosco», lê-se no profeta Isaí­as 7, 14
a Virgem conceberá e dará à luz um filho; o seu nome será Emanuel, que significa «Deus Connosco», lê-se no profeta Isaí­as 7, 14O maior dom que Deus jamais recebeu foi a oferta que de seu corpo lhe fez na cruz o seu Filho Jesus Cristo, Verbo eterno e salvador da humanidade. Cristo ofereceu-nos como dom máximo de si próprio, o seu corpo, sangue e alma unidos à sua divindade, no sacramento da Comunhão. Felizmente para nós, Deus não só nos deu o corpo de Jesus Cristo seu Filho, mas quis também receber a oferta do nosso corpo. Nessa perspectiva, a Virgem Maria de Nazaré ofereceu a Deus o seu seio para nele desenvolver o Verbo de Deus feito carne. Maria não só Oconcebeu em si própria, mas alimentou-O, desenvolveu-O e deu-O à luz no primeiro Natal para bem de todos nós. E assim tornou-se Mãe de Cristo, Mãe de Deus.como Mãe de Cristo, cabeça do Corpo Místico, tornou-se naturalmente também Mãe dos membros desse mesmo Corpo Místico.
a bondade de Deus não parou nestas dádivas extraordinárias. agradou ao Senhor receber também os nossos corpos como dádiva. Lemos na Carta de São Paulo aos Romanos (12, 1): Exorto-vos pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Mistério insondável! Como é que Deus pode aceitar como vítimas vivas, santas e agradáveis as ofertas de corpos bastante idosos, cheios de rugas, às vezes, de chagas, alquebrados pela doença, raquíticos, definhados, leprosos com chagas purulentas e semelhantes? Qual será a resposta a tal pergunta? Muito simples: É que Deus não precisa de possuir, como nós, os cinco sentidos físicos. Ele só tem um único sentido: o sentido do amor. E ao receber a oferta do corpo de um leproso, por exemplo, Ele vê nele o corpo esfacelado do seu Filho na cruz, nos braços da sua mãe, a Virgem Maria, e no sepulcro – chagas essas que para o Pai significam o amor infinito que lhe tem o seu Filho, e o amor infinito que tem o seu Filho a cada membro da humanidade.
Natal! Eis o corpo menino do Deus feito homem, amor divino feito humano para com todos os humanos. Eis aqui a escrava do Senhor, disse Maria a Deus por meio do anjo Gabriel. O escravo era um dom que se oferecia ao seu senhor. Nesse encanto que é o presépio, característica específica dos inteligentes e sábios que os anjos apelidaram de gentes de boa vontade’ (cf. Lucas 2, 14), vemos a classe suprema da humanidade: um Deus feito menino para fazer dos pequeninos herdeiros, e filhos e filhas suas que hão-de passar a eternidade com o Pai e que possuirão tudo aquilo que ao Pai pertence (cf. Lucas 15, 31). José, o homem justo por excelência; Maria supremamente amada pró Deus; e o Menino Salvador. Os Magos ensinam-nos a prostrar-nos diante d’Ele e a adorá-l’O (Mat 2, 11). aos pastores é anunciada uma grande alegria que será para todo o povo (Luc 2, 11). Já em preparação, para em breve se tornar realidade transformadora.