albino Cleto pede aos diocesanos que não fiquem a «falar de crise e de pobreza envergonhada, mas procurem identificar, de modo discreto, pessoas e famílias que se encontrem nessas situações»
albino Cleto pede aos diocesanos que não fiquem a «falar de crise e de pobreza envergonhada, mas procurem identificar, de modo discreto, pessoas e famílias que se encontrem nessas situações»É bom imitar a generosidade de Deus. Mas, para os cristãos, isso é muito pouco. Queremos celebrar o Natal com Ele, acreditando que Deus é o primeiro a colocar presentes no coração das pessoas: Um deles é a esperança, afirma o bispo de Coimbra na mensagem para este Natal.
O prelado apela aos fiéis para que inventem modos de ajuda aos que mais necessitam sem as humilhar. E com o auxílio de bens materiais lhes levem também, no calor de um gesto, a esperança de dias melhores, em que sintam de novo a dignidade de ser pessoa.
albino Cleto apela a todos, e a cada um, à partilha fraterna e à caridade. Que ninguém fique, por falta de dinheiro, sem aviar uma receita na farmácia; que nenhum dos que vivem sós passe a Noite de Natal sem comer um mimo que o seu vizinho lhe trouxe, defende.
O bispo diocesano reforça a necessidade de todas as paróquias terem um grupo empenhado na prática organizada do amor cristão, seja ele um grupo sócio-caritativo, uma Conferência de São Vicente de Paulo ou um Grupo Cáritas. a renúncia do advento, bem como a da próxima Quaresma reverte para o Fundo Social Solidário da Cáritas.