Presépios da colecção de Canha da Silva e do Padre Belo para ver no Museu da Presidência. Colecção de Maria Cavaco Silva para ver no Porto
Presépios da colecção de Canha da Silva e do Padre Belo para ver no Museu da Presidência. Colecção de Maria Cavaco Silva para ver no Porto a quadra natalícia é marcada com uma exposição, no Palácio de Belém, em que podem ser apreciados 200 presépios da colecção de Canha da Silva. Ó Meu Menino Jesus é o nome da mostra que reúne peças da colecção de escultura e pintura da Casa Museu Padre Belo e da colecção de presépios de Canha da Silva, adianta a Lusa.
Estas peças fazem parte de um conjunto das duas mil peças do coleccionador, provenientes de todas as regiões do país e de todos os continentes. São presépios elaborados em materiais tão diversos como barro, madeira, cerâmica, cartão ou cristal, aqueles que podem ser apreciados. Da colecção Padre Belo, a ver na Galeria e Capela do Palácio de Belém, foi seleccionado um conjunto de obras alusivas ao ciclo litúrgico da Natividade.
Já no Porto, a galeria da Santa Casa da Misericórdia, recebe uma exposição de várias peças da colecção de Maria Cavaco Silva. Reúne peças de proveniências diversas, nacionais e internacionais, desde países como Timor e Israel, bem como Barcelos e Estremoz.
Podem ser apreciadas 150 peças feitas de barro, madeira, lata, azulejo e cortiça. Os donativos da exposição e as receitas de venda do catálogo revertem a favor do Colégio do Barão de Nova Sintra.