«São tantas as pessoas que procuram uma saída para as suas vidas, marcadas pela incerteza e pelo medo. é precisamente aí­ que o Menino Jesus, a nossa luz, quer nascer»
«São tantas as pessoas que procuram uma saída para as suas vidas, marcadas pela incerteza e pelo medo. é precisamente aí­ que o Menino Jesus, a nossa luz, quer nascer»Num tempo de incertezas e de dificuldades, marcada por situações de trevas, a Liga Operária Católica (LOC) e o Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC ) denunciam a precariedade laboral que afecta já gravemente a dignidade de vida de milhares de trabalhadores. Na mensagem de Natal lembram ainda que muitos outros são fragilizados pelo medo diante do futuro do seu posto de trabalho.
Os dois movimentos criticam a precariedade dos contratos de trabalho, com horários cada vez mais desregulados, o que traz evidentes prejuízos para a saúde e estabilidade familiar. além disso as remunerações são ainda baixas, para as mesmas tarefas.
Na situação de crise que se vive actualmente, há milhares de homens e mulheres excluídos do acesso ao trabalho. Há 600 mil desempregados, mas, há também aqueles que são considerados velhos para trabalhar e novos para a reforma. Também os jovens, mesmo os mais qualificados, vivem situações complicadas, quer por não encontrarem emprego, quer pela precariedade no trabalho.
as principais causas do aumento da pobreza e da desestruturação de tantas famílias são o desemprego e os baixos salários, salienta a LOC e o MOC.com a falta de emprego, cresce o sentimento xenófobo em relação aos imigrantes, alertam as organizações católicas. É que estes são tantas vezes apontados como causa dos problemas económicos e do aumento dos conflitos sociais.