a Conferência sobre alterações climáticas no México é encarada de forma positiva por responsáveis internacionais. Há resoluções ambiciosas
a Conferência sobre alterações climáticas no México é encarada de forma positiva por responsáveis internacionais. Há resoluções ambiciosasO Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, elogiou o acordo anunciado pela Conferência sobre alterações climáticas, COP-16, que terminou no sábado em Cancún, no México. 190 países estiveram representados no encontro de duas semanas. Para o responsável, o conjunto de decisões, acordos de Cancún, são um sucesso. O documento não está, contudo, legalmente vinculado. a directora da Convenção das Nações Unidas sobre o Clima, Christiana Figueres, considera que o encontro fez renascer a esperança em relação à cooperação multilateral, revela ainda a Rádio ONU.
O acordo prevê um sistema de prestação de contas reforçado sobre as promessas de combate ao aquecimento global dos governos. Os países terão de desenvolver acções concretas para proteger as florestas do mundo. Ficou também acordada a criação de um Fundo Verde, a ser gerido pelo Banco Mundial. Este deve disponibilizar 100 bilhões de dólares, aos países em desenvolvimento, de forma a ajudá-los a combater as alterações climáticas. a África do Sul será o próximo país a acolher a próxima conferência sobre o clima, em fins de 2011.