a norte da Grécia, há crianças migrantes detidas em condições desumanas. autoridades devem apresentar respostas rápidas, pede a Human Rights Watch
a norte da Grécia, há crianças migrantes detidas em condições desumanas. autoridades devem apresentar respostas rápidas, pede a Human Rights Watchas autoridades gregas devem transferir os migrantes detidos em locais de detenção, sobrelotados e sem condições, da região de Evros para espaços localizados na ilha de Samos. Devem ser protegidas as 120 crianças, sem acompanhamento, que integram o grupo. O apelo é da Organização de Direitos Humanos, Human Rights Watch.
No seu último relatório, divulgado a 6 de Dezembro, a entidade alerta para preocupante situação de migrantes irregulares vindos da África e Ásia. Entre os mesmos encontram-se requerentes de asilo, crianças não acompanhadas, mulheres sozinhas e famílias com filhos pequenos. Vivem amontoados, sem espaço para dormirem deitados. Mulheres, crianças e homens estão juntos nas mesmas células. as casas de banho são claramente insuficientes.
a organização apela as autoridades a solucionar este problema a norte do país que gera condições perigosas e insalubres. Manifesta-se especialmente preocupada com a situação das crianças detidas. Deter crianças não é um meio de as proteger, considera Simone Troller. Em vez de procurar justificar-se, as autoridades gregas deveriam apresentar respostas urgentes juntamente com as autoridades locais e os organismos de serviços sociais para cuidar das crianças fragilizadas.