«Ser leigo é uma vocação que leva a um estilo de vida, num processo de formação», afirmou Jaime Patias, lembrando quão importante é poder contar com pessoas preparadas
«Ser leigo é uma vocação que leva a um estilo de vida, num processo de formação», afirmou Jaime Patias, lembrando quão importante é poder contar com pessoas preparadasalguns esperam ter sucesso para se entusiasmar. Mas é preciso entusiasmo para modificar as coisas ao nosso redor. É preciso estar apaixonado por uma causa, um objectivo. De tal forma que em pouco tempo, todos estarão seguindo um mesmo sonho e lutando para concretizá-lo, considera Maria Costa. a dica, portanto, para quem quer ter carisma é: apaixonar-se por tudo o que se faz, garante a religiosa que acompanha, há 15 anos, a formação de leigos.
Jaime Carlos Patias reflectiu sobre a importância da formação, o valor da identidade e o compromisso com a missão. Sem formação não chegaremos muito longe. Podemos até fazer coisas simples, mas se não tivermos pessoas preparadas, não chegaremos ao objectivo principal do carisma que é a missão ad gentes, afirmou o director da revista Missões. Ser LMC é uma vocação que leva a um estilo de vida, num processo de formação. Implica num compromisso directo com a obra de evangelização da Igreja, lembrou.
Realizou-se entre os dias 3 e 5 de Dezembro, em São Paulo, o I Encontro Nacional dos Leigos Missionários da Consolata do Brasil (LMC). O objectivo do encontro era favorecer a comunhão entre as várias comunidades de Leigos Missionários da Consolata, aprofundar o carisma e reflectir sobre a missão. Uma das preocupações dos LMC no Brasil é organizar uma missão planeada e desenvolvida em conjunto. a formação, a preparação, a necessidade de conciliar o trabalho e a família com a missão e os recursos financeiros são alguns desafios.