américa Latina acolhe Jornada contra bases militares estrangeiras. «O nosso território latino-americano é um território de paz», defende responsável brasileira
américa Latina acolhe Jornada contra bases militares estrangeiras. «O nosso território latino-americano é um território de paz», defende responsável brasileiraaideia é algumas actividades acontecerem em todo o continente, com debates, oficinas, exposições, seminários, actos culturais e manifestações. Segundo Joaquim Pinheiro, integrante da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), a Jornada pretendeinformar a sociedade sobre o avanço militar na região latino-americana, adianta a agência adital.
Os idealizadores do eventoencaram ogolpe em Honduras, a ocupação de tropas estrangeiras no Haiti eaintervenção militar na Costa Rica, como exemplos da investida militar dos estados Unidos na região latino-americana e no Caribe.
as actividades da jornada contra bases militares integram a campanha américa Latina é Paz – Fora Bases Militares Estrangeiras, que conta com o apoio de diversos movimentos sociaisem vários países latino-americanos como Honduras, argentina, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Brasil e Cuba.
No Brasil, a jornada será marcada pelo debate américa Latina em luta contra o intervencionismo militar dos EUa. O evento reúne hoje, 10 de Dezembro,pesquisadores e líderes sociais, na Câmara Municipal de São Paulo, para discutir oassunto.
a integrante da secretaria-executiva do Jubileu Sul, Rosilene Wansetto,considera que o encontro na câmara serve para destacar que o povo da américa Latina não concorda com a militarização.com o debate queremos marcar que o nosso território latino-americano é um território de paz, uma região onde os povos constroem a paz e não queremos a militarização, não queremos bases militares e não queremos intervencionismo, afirma, segundo a mesma fonte.