Eleitores já estão registados para o referendo do próximo mês sobre a autodeterminação do Sul do país. Registo alargado noutros países a sudaneses
Eleitores já estão registados para o referendo do próximo mês sobre a autodeterminação do Sul do país. Registo alargado noutros países a sudanesesO recenseamento dos eleitores para o referendo do próximo mês sobre a autodeterminação do Sul do Sudão está praticamente concluído, anunciou esta quinta-feira o painel das Nações Unidas que acompanha o processo, acolhendo a conduta pacífica e ordeira do exercício.
O registo foi, no entanto, alargado em alguns locais fora do país – para responder ao arranque tardio desses registo nesses sítios, notaram os observadores aos dois referendos no Sudão – um para o sul e outro para a região de abyei.
O painel recomenda o desempenho da Comissão do Referendo no Sul do Sudão e do Gabinete do Referendo no Sul do Sudão, que foram actuando com fortes restrições e prazos apertados, e as limitações nas infra-estruturas de comunicações, bem como recursos financeiros e humanos, lê-se no comunicado tornado público.