Marco Daniel Duarte foi distinguido com um prémio da academia Portuguesa da História com um trabalho realizado sobre o Município de Tábua
Marco Daniel Duarte foi distinguido com um prémio da academia Portuguesa da História com um trabalho realizado sobre o Município de TábuaO também responsável pela secção arte e Património foi galardoado com o Prémio Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Tábua: história, arte e memória, o trabalho vencedor foi editado em 2009, com a chancela da Câmara Municipal de Tábua.
Trata-se de um estudo monográfico sobre a história do concelho de Tábua, desde os primeiros indícios de ocupação humana naquela região até aos inícios do século XXI, sem descuidar os testemunhos artísticos e a identidade histórica daquela região, perscrutável através da memória colectiva vinculada a importantes figuras que ali nasceram ou desenvolveram a sua acção, explica o investigador à Sala de imprensa do Santuário.
O prémio foi recebido durante a sessão extraordinária da academia Portuguesa da História, a 8 de Dezembro. a investigação que dá corpo ao livro foi efectuada durante três anos a pedido daquela autarquia e no contexto de um Centro de Investigação ao qual pertence como colaborador, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.
Marco Daniel Duarte considera que este prémio, além de honrosa traz uma grande responsabilidade. Encaro-a como um estímulo a prosseguir na investigação histórica e como um lembrete de que, ainda que a investigação seja uma tarefa árdua, merece o esforço, sobretudo quando se coloca ao serviço da comunidade que não pode alhear-se da sua consciência histórica e artística.
Marco Daniel Duarte, 33 anos, é natural da Covilhã. Licenciado em História, variante de História da arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorando desde 2001. Em 2008 integrou o Serviço de Estudos e Difusão, como responsável do Museu do Santuário, ao mesmo tempo que se constituía a secção de arte e Património.