Bento XVI será recebido na Praça da Espanha para o acto de veneração da Imaculada Conceição
Bento XVI será recebido na Praça da Espanha para o acto de veneração da Imaculada ConceiçãoSatanás, no início da criação, parece ser melhor, mas vai ser um filho de uma mulher que esmagará sua cabeça. assim, através da descendência da mulher, Deus mesmo vencerá. Essa mulher é a Virgem Maria, da qual nasceu Jesus Cristo, e pelo seu sacrifício, ele derrotou de uma vez por todas o antigo tentador, afirmou o Papa durante o ângelus de 8 de Dezembro de 2009. Neste dia, este ano, volta a repetir o acto tradicional de venerar a imagem de Nossa Senhora, sob o título da Imaculada Conceição.
É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, no tempo do advento, iluminando o caminho até ao Natal. a Imaculada Conceição é um dos títulos com que é venerada a Virgem Maria. O dogma Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus.
Mas esta devoção e festa da Imaculada Conceição, já existia nos anos 700, no Oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e, em 1708, Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória. O culto foi oficializado em Portugal em 1646. D. João IV depôs a coroa real aos pés da rainha do Céu que, doravante, seria também a rainha de Portugal.
a data da solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria ganhou particular relevo no Concílio Vaticano II, já que ele encerrou precisamente nesta data, em 1965, sob o papado de Paulo VI. a Constituição sobre a Igreja Lumen Gentium, um dos documentos do Concílio, assinala que Maria consentindo na palavra divina, tornou-se Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem qualquer impedimento de pecado.