Uma vida dedicada à causa das populações e floresta amazónicas. Luta constante pela posse da terra, é o grande problema da região, considera
Uma vida dedicada à causa das populações e floresta amazónicas. Luta constante pela posse da terra, é o grande problema da região, consideraO bispo católico, Erwin Krautler, foi premiado pela sua dedicação à amazónia e aos seus habitantes. Uma vida de luta pelos direitos das comunidades autóctones e pela salvaguarda da floresta, em particular as do rio Xingu, ameaçadas pela construção da polémica hidroeléctrica de Belo Monte. O prémio Right Livelihood award, também conhecido como Prémio Nobel alternativo foi-lhe entregue a 6 de Dezembro, na sede do Parlamento sueco, em Estocolmo, adianta a agência Ecclesia. O galardão, entregue anualmente, distingue pessoas que apresentem soluções práticas para problemas da vida diária.
O prelado brasileiro referiu-se a Belo Monte como um projecto que nunca considerou os direitos e preocupações legítimas do povo de Xingu. O tambémactual presidente do Conselho Missionário Indígena da Igreja Católica do Brasil dirigiu duras críticas ao governo brasileiro que, segundo o mesmo, ignora as dificuldades dos povos amazónicos. a luta constante pela posse e pelo uso da terra é o grande problema da amazónia. a violência rural está ligada à concentração de terra em poucas mãos e os criminosos são recompensados com uma impunidade vergonhosa, matam e nada acontece, lamenta.