O Haiti enfrenta duas situações alarmantes: a epidemia de cólera que continua a crescer e as eleições que apresentam irregularidades mais graves do que era esperado
O Haiti enfrenta duas situações alarmantes: a epidemia de cólera que continua a crescer e as eleições que apresentam irregularidades mais graves do que era esperadoDesde o início do surto, em meados de Outubro, a cólera fez mais de dois mil mortos. Já atingiu os dez departamentos do país. O número de pessoas contaminadas poderá atingir as 400 mil nos próximos 12 meses. a falta de acesso à água potável e o fraco sistema de saneamento a nível nacional favorece a propagação da doença a longo prazo.
Os resultados preliminares das eleições de 28 de Novembro ainda não são conhecidos, mas deverão ser revelados brevemente. Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, já revelou que as irregularidades detectadas no escrutínio são muito mais graves do que se pensava inicialmente. Felicitou o povo do Haiti que se mostrou determinado em fazer ouvir a sua voz. Convida todos os actores políticos a absterem-se de violência.