«Fátima é um fenómeno vivo, no sentido de que a sua mensagem não foi ultrapassada nem perdeu a actualidade»
«Fátima é um fenómeno vivo, no sentido de que a sua mensagem não foi ultrapassada nem perdeu a actualidade»O programa comemorativo do centenário das aparições pretende fazer voltar às fontes originais de modo a conhecer melhor Fátima e a sua mensagem para captar de forma mais plena o seu significado para a vida dos cristãos de hoje, afirma o reitor do Santuário de Fátima. as comemorações incluem momentos muito diversificados, mas terão sempre bem vincado por detrás o forte apelo espiritual e pastoral, acrescenta Virgílio antunes.
O grande objectivo destas celebrações é responder ao forte apelo da Igreja no sentido da nova evangelização, revela o sacerdote no editorial de Dezembro do jornal ‘Voz da Fátima’. Nos sete anos que decorrem até 2017, deve criar-se uma sintonia de corações e vontades, predisposições necessárias ao anúncio e acolhimento do Evangelho numa linguagem actual. O rejuvenescimento espiritual da fé dos portugueses é uma das tarefas para este tempo.
O sacerdote considera que o maior sinal de que Fátima é uma história viva encontra-se nas multidões de homens e mulheres que, em Portugal e no Mundo, têm os olhos e o coração postos neste lugar e nesta mensagem. De facto, quando uma realidade, mesmo que nascida há muito tempo, continua a inspirar formas de sentir, de acreditar e de viver, ela está bem viva.
a celebração do centenário, agora iniciada, ocorre no tempo de uma enorme vaga, porventura mais subtil, que está a destruir os alicerces da nossa sociedade de matriz judeo-cristã, salienta o reitor do Santuário. Mas os novos dinamismos evangelizadores da sociedade portuguesa, polarizados à volta da devoção a Nossa Senhora de Fátima. Para este responsável, este é o melhor modo de celebrar este centenário e de trabalhar para que, em Portugal, se conserve sempre o dogma da fé.
No rescaldo da apresentação do programa comemorativo do centenário das aparições do anjo e de Nossa Senhora aos pastorinhos, o reitor do Santuário assinala que, apesar de ser um acontecimento passado é também presente, porque marca em profundidade aquilo que hoje somos. Virgílio antunes defende que a mensagem de Fátima parece ter uma abrangência muito mais vasta do que esta ligação directa a alguns momentos da história.