arcebispo emérito da diocese da Invicta faleceu. Exéquias fúnebres decorrem esta segunda e terça-feira
arcebispo emérito da diocese da Invicta faleceu. Exéquias fúnebres decorrem esta segunda e terça-feiraOriundo do presbitério de aveiro, Júlio Tavares Rebimbas foi bispo do algarve, auxiliar do patriarca de Lisboa (com o título de arcebispo de Mitilene), primeiro bispo de Viana do Castelo e bispo do Porto, entre 1982 e 1997. actualmente residia na Casa diocesana de Vilar.
a diocese do Porto está profundamente grata ao senhor D. Júlio Tavares Rebimbas, guarda no coração o seu testemunho e pede a Deus a maior recompensa dos seus muitos e generosos trabalhos, afirma o actual bispo do Porto. Numa mensagem sobre o falecimento, Manuel Clemente realça que, nos diversos cargos eclesiais, o bispo emérito foi um dedicado pastor do povo de Deus, concretizando o espírito e as determinações do Concílio Vaticano II, quer nas iniciativas que tomou quer no seu modo cordial e próximo de estar e proceder com todos. Para o prelado da diocese da Invicta, Júlio Tavares Rebimbas foi constante amigo do seu clero e deixou em todas as dioceses que serviu um rasto de gratidão e simpatia, inteiramente merecidas.
O corpo do bispo emérito do Porto já está em câmara ardente na igreja catedral do Porto. Às 21h30 decorrerá uma vigília de oração. Na terça-feira, 7 de Dezembro, pelas 14h30, decorrerá a celebração exequial na igreja catedral do Porto. No final da celebração o cortejo fúnebre rumará ao Bunheiro, Murtosa, terra natal de Júlio Tavares Rebimbas, onde será sepultado em jazigo de família.